domingo, janeiro 17, 2010


Minha mãe diz que eu sou gorda

1
Nossa! A mãe da J. pega pesado com ela:

“Não sou gorda nem magra, mas minha mãe vive me dizendo que eu tenho que emagrecer e ainda por cima fala que não sabe o que o meu namorado viu em mim. Fico mal, mesmo gostando de ser como eu sou. Estou louca para fazer 18 anos e sair de casa logo.”

Ai, ai, ai. NINGUÉM MERECE mãe que joga contra, né? Que coisa!

Querendo ou não, opinião de mãe é um negócio que pesa um monte. A gente pode fingir que não está nem aí, mas a real é que quando temos o apoio e a aprovação delas ficamos mais seguras e a vida parece ser mais fácil. Por outro lado, dói demais quando elas resolvem complicar o nosso caminho.

A mãe da J. pode ser só mais uma dessas mães neuróticas com a estética que ficam regulando cada caloria consumida pela filha sonhando que um dia a pequena possa estampar uma capa de revista. Se for esse o caso, sente com ela para uma conversa séria. Diga que você está comprometida com a sua saúde, mas não tem nenhuma intenção de se submeter a uma dieta infinita só para ter uma cinturinha de modelo. Mostre que a vida é muito mais do isso e que você está feliz com o seu corpo. Vale também dar para ela as reportagens da CAPRICHO sobre os perigos dos distúrbios alimentares (como aqui, ali e ).

Se nem assim ela sair do seu pé, o melhor é praticar o doloroso exercício de deixar as críticas entrarem por um ouvido e saírem pelo outro. É praticamente um treinamento zen, mas uma hora fica automático e você não vai nem ligar.

Agora…se ela for daquelas que parece ter como esporte preferido colocar a filha pra baixo, a J. tem um problemão. E eu lamento muitíssimo porque não é nada fácil lidar com uma mãe assim.

Apesar de achar que as melhores soluções para esses tipos de conflito surgem de longas e sinceras conversas, entendo que nem toda relação tem espaço para isso. Daí, o melhor mesmo é tentar manter uma certa distância, evitando brigas e discussões, deixando bem claro que essa é uma batalha que ela está lutando sozinha.

O mais importante, J., é não deixar essas críticas abalarem sua auto-estima. Você se gosta, está feliz e tem um namorado legal. Não se esqueça disso nunca. E enquanto espera seus 18 anos, comece a fazer planos concretos para conseguir sua independência. É uma maneira positiva de canalizar a sua mágoa!

Tem mais gente por aí com mãe que joga contra? Conta!

beijo

1 comentários:

Anônimo disse...

Oi!sei bem o que e isso voce ainda e so a mãe e eu sou a familia inteira nossa iso me deicha muito mal mais eu sou do jeito que sou e ninguem tem nada ver com isso voce não acha???

Postar um comentário

Deixe seu comentário , ele será muito importante para o blog !